"A idade de ouro dos Estados Unidos da América começa agora mesmo. A partir deste dia, o nosso país florescerá e será respeitado novamente em todo o mundo. Seremos a inveja de cada nação, e não permitiremos que tirem partido de nós nem mais um dia", disse Trump no seu primeiro discurso, deixando ainda algumas farpas para o Governo cessante, acusando-o de não conseguir gerir crises internas e externas.

No seu discurso de tomada de posse, Donald Trump reforçou também que irá expulsar "milhões e milhões" de imigrantes ilegais.

"Primeiro, declararei o estado de emergência na nossa fronteira sul" com o México, afirmou, acrescentando que vai enviar o exército para patrulhar essa região.

"Todas as entradas ilegais serão imediatamente bloqueadas e iniciaremos o processo de devolução de milhões e milhões de estrangeiros criminosos para onde vieram", acrescentou o Presidente republicano.

Trump regressa à Casa Branca para um segundo mandato na presidência dos Estados Unidos, depois de ter estado à frente dos destinos do país entre 2017 e 2021, ano em que perdeu a re-eleição para Joe Biden, do partido democrata.